O brasileiro Thiago Monteiro foi eliminado na primeira rodada do Australian Open 2025 após uma partida intensa contra o japonês Kei Nishikori, atual número 74 do ranking da ATP. Monteiro começou forte, vencendo o primeiro set por 6-4 e mostrando controle no início do jogo. O segundo set foi ainda mais equilibrado, decidido em um tiebreak emocionante, no qual Nishikori levou a melhor com parciais de 7-6 (7-4).
No terceiro set, Monteiro continuou mostrando agressividade, acertando uma sequência de aces que fez parecer que o brasileiro teria chances reais de avançar no torneio. No entanto, Nishikori reagiu, elevando o nível de seu jogo e explorando erros do brasileiro. O japonês venceu os sets seguintes por 7-5, 6-2 e 6-3, encerrando a partida após cerca de quatro horas de batalha.
Após a derrota, Thiago Monteiro usou as redes sociais para agradecer o apoio da torcida brasileira. “Dia duro no escritório hoje. 4 horas de batalha, jogando em alto nível e dando tudo até o final. Não terminou como gostaríamos, mas o trabalho segue. Muito obrigado à torcida brasileira pela força presente e à distância”, escreveu o tenista.
Apesar da eliminação de Monteiro, outros brasileiros ainda estão na disputa. Thiago Seyboth Wild enfrentará hoje, 12/01, o húngaro Fabian Marozsan na quadra 8, por volta das 22h10. A partida promete ser acirrada, dado o histórico recente dos dois tenistas.
Na segunda-feira, João Fonseca, jovem promessa brasileira, terá um desafio e tanto contra o número 9 do mundo, o russo Andrey Rublev. O confronto está entre os mais aguardados da primeira rodada.
No feminino, Beatriz Haddad Maia, principal nome do Brasil na WTA, jogará contra a argentina Julia Riera, em horário ainda a ser definido. A torcida está esperançosa de que Bia avance na competição e mantenha o Brasil na disputa.