O carioca João Fonseca, de 18 anos, será o primeiro atleta da equipe brasileira a estrear contra a França na primeira rodada das eliminatórias da Copa Davis, a Copa do Mundo do tênis masculino. Após sorteio realizado nesta sexta-feira (31), ficou definido que Fonseca, recém-alçado ao 99º lugar no ranking mundial, enfrentará Ugo Humbert (15º), às 10h30 (horário de Brasília) deste sábado (31), em Orleans (França), no primeiro de cinco jogos disputados em quadras duras e cobertas. Na sequência, o paranaense Thiago Wild (76º) encara Arthur Fils (19º).
“É uma oportunidade de representar e homenagear o Brasil. Para mim, é sensacional fazer parte disso e queremos colocar o nosso tênis entre os principais do mundo, assim como no ano passado”, disse Fonseca, referindo-se à volta do país à Copa Davis em 2024, após um hiato de nove anos. “A batalha está chegando. Eles têm uma equipe excelente, da mesma forma que o Brasil também. Nosso grupo é extremamente forte e unido, o que faz a diferença em competições por equipes”.
Ver essa foto no Instagram
No domingo (2), às 10h, haverá confronto de duplas entre os brasileiros Rafael Matos (#38 – ranking de duplas) e Marcelo Melo (#39) e os franceses Benjamin Bonzi (#287) e Pierre-Hugues Herbert (#277). Em seguida, os números 1 de cada país ficarão frente a frente: Thiago Wild duelando contra Arthur Fils. Caso haja empate após quatro partidas, um quinto e último jogo será disputado, colocando João Fonseca frente a Arthur Fils.
Desde a última terça-feira (28), o capitão da equipe brasileira, Jaime Oncins, vem treinando todos os convocados no Palais des Sports, local das partidas da Copa Davis. O time conta também com Matheus Pucinelli (#302). Oncins reconhece o favoritismo dos anfitriões, mas aposta na preparação da equipe brasileira.
“Nós já sabíamos das possibilidades e adversidades de jogar aqui contra a França. Então, ganhamos tempo durante a semana para deixar a equipe pronta, independente da formação”, afirmou Oncins. “Se você colocar no papel, a França é favorita pelos rankings e pelo ambiente, mas eu acredito bastante no nosso time. É uma situação semelhante a alguns confrontos recentes que tivemos, como contra a Dinamarca”, comparou o técnico, citando vitórias do Brasil sobre dinamarqueses e suecos nos últimos anos.
Caso avance à fase principal, o Brasil disputará um título inédito na Copa Davis. O país já alcançou quatro semifinais: em 1966 e 1971 (no antigo sistema de acesso e descenso de equipes) e também nos anos de 1992 e 2000.
As eliminatórias da competição são divididas em duas rodadas. Se o Brasil superar a França, enfrentará o vencedor do confronto entre Croácia e Eslováquia, em data e horário a serem definidos.
Ao todo, 26 seleções da elite do tênis mundial disputam as eliminatórias, mas apenas 13 delas avançarão à fase principal, que costuma ocorrer em setembro. Os classificados se juntarão à Itália, campeã em 2023.
Este ano, houve mudança no formato da competição: a fase de grupos foi substituída por um modelo de jogos eliminatórios. Os duelos da fase principal serão disputados em Bolonha, na Itália, reunindo os sete classificados mais a seleção italiana, atual campeã.
Data: 1º de fevereiro de 2025 (sábado)
Horário: 10h30 (horário de Brasília)
Onde assistir: Canal DSports (SKY+)
CidadeMarketing com informações da Agência Brasil.