O jovem talento brasileiro João Fonseca, atual número 65 do ranking da ATP, fará sua aguardada estreia na chave principal do Masters 1000 de Madri nesta quinta-feira, 24 de abril. Seu primeiro desafio na capital espanhola será contra o dinamarquês Elmer Moller, número 114 do mundo e segundo melhor tenista de seu país, logo atrás de Holger Rune.
Fonseca retorna às quadras após um período de descanso de um mês, chegando a Madri embalado por uma temporada promissora, que já lhe rendeu os títulos do ATP 250 de Buenos Aires e dos Challengers de Camberra e Phoenix. Aos 18 anos, o brasileiro demonstra um grande potencial e busca consolidar seu nome no circuito profissional.
O confronto contra Elmer Moller será inédito no circuito da ATP. O dinamarquês, de 21 anos, garantiu sua vaga na chave principal após passar pelo qualificatório do torneio madrilenho.
Caso supere Elmer Moller em sua estreia, João Fonseca poderá ter um confronto de peso já na segunda rodada do Masters 1000 de Madri. O adversário em potencial é o experiente norte-americano Tommy Paul, atual número 12 do ranking mundial.
Apesar de nunca terem se enfrentado em partidas oficiais, Fonseca e Paul já compartilharam treinos em algumas ocasiões, o que pode trazer um conhecimento prévio do estilo de jogo um do outro. Um duelo entre o jovem talento brasileiro e o Top 15 americano certamente atrairia os olhares dos fãs de tênis.
A partida de estreia de João Fonseca no Masters 1000 de Madri contra Elmer Moller está agendada para esta quinta-feira, 24 de abril. A partida está prevista para começar às 10h30.
Os holofotes do Masters 1000 de Madri se acendem com a presença de dois bicampeões como principais cabeças de chave: Alexander Zverev e Carlos Alcaraz. O alemão, vitorioso em 2018 e 2021, chega à Caja Mágica impulsionado pela recente conquista do ATP 500 de Munique, demonstrando estar em grande forma no saibro europeu. Já o jovem espanhol, dono dos troféus em 2022 e 2023, joga em casa e também ostenta um excelente momento na temporada, vindo de um título no Masters 1000 de Monte Carlo e um vice-campeonato no ATP 500 de Barcelona, consolidando seu status como um dos favoritos ao título.
A lista de tenistas renomados não para por aí, com o retorno de Novak Djokovic a Madri pela primeira vez desde 2022. O sérvio, tricampeão do torneio (2011, 2016 e 2019), segue na busca pelo seu 100º título na carreira da ATP, sendo o primeiro desde o ATP Finals de 2023, apesar da expressiva conquista do ouro olímpico em Paris 2024. Outro nome de peso na disputa é o atual campeão, Andrey Rublev, que tentará defender seu título conquistado na edição de 2024, mostrando a força e a competitividade do torneio espanhol em sua chave masculina.
O Madrid Open, desde sua criação em 2002, passou por uma significativa transição de piso, sendo disputado em quadra dura até 2009 e adotando o saibro como sua superfície a partir de então. Ao longo de sua história, o torneio consagrou grandes campeões, com o lendário Rafael Nadal liderando o ranking de títulos, com cinco conquistas.
Os fãs de tênis no Brasil poderão acompanhar a estreia de João Fonseca no ATP de Madri através dos canais da ESPN e da plataforma de streaming Disney+. Ambas as opções transmitirão a partida ao vivo.
A expectativa é grande para ver o desempenho de João Fonseca em seu retorno ao circuito, especialmente em um torneio da magnitude do Masters 1000 de Madri. A partida contra Elmer Moller será um importante teste para o jovem brasileiro, que busca avançar na competição e mostrar seu talento no cenário internacional do tênis.