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Banrisul lança concurso público de TI com 274 vagas

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O Banrisul lançou um edital de concurso público com 274 vagas para o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação. O salário inicial é de R$ 4.240,94, acrescidos de gratificação semestral, cesta-alimentação de R$ 1.066,85, auxílio-refeição de R$ 922,24, além de planos de saúde, odontológico e previdência complementar.

As provas objetivas serão executadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e o período de inscrição é de 1º a 18 de julho. A taxa é de R$ 173,00 e o registro é feito somente pela internet.

As vagas são para Porto Alegre/RS, 30 horas semanais, para formação em qualquer nível superior, com possibilidade de trabalho remoto, em sete áreas de atuação: segurança da tecnologia da informação, transformação digital, desenvolvimento de sistemas, gestão de tecnologia da informação, quality assurance (QA) e analistas de teste, suporte à infraestrutura de TI e suporte à plataforma mainframe.

As provas avaliarão conhecimentos básicos e específicos de cada área, e está prevista para aplicação no dia 04 de setembro. O edital completo e a inscrição podem ser verificados no site www.cebraspe.org.br/concursos/banrisul_22.

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Lew’Lara\TBWA conquista Café União

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Divulgação


A União, marca de adoçados da Camil Alimentos, consolida sua entrada no segmento de cafés e escolhe a Lew’Lara\TBWA como parceira. A Agência, já responsável pelas marcas Camil (grãos), União (açúcares, sucralose e mistura de bolo) e Coqueiro (pescados), agora assume a comunicação da linha de café da companhia, o Café União.

O Grupo Camil Alimentos anunciou sua entrada em cafés em 2021, quando adquiriu a marca Seleto e realizou um investimento na Café Bom Dia; e a volta do Café União consolida o objetivo da marca de ser reconhecida como empresa multicategoria de alimentos e de estar cada vez mais presente na mesa dos brasileiros.

A agência já está operando para a nova marca, que pretende lançar o trabalho de comunicação brevemente.

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Decolar e Visa lançam campanha que sorteará ingressos para a Copa do Mundo no Catar

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Em parceria com a Visa, parceira global da FIFA, a Decolar  – empresa líder de viagens na América Latina – acaba de lançar a campanha de vendas Decole para o Catar.  A ação promocional acontece até 30 de novembro de 2022 e vai sortear seis viagens com acompanhante, com ingressos para dois jogos da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ (um oferecimento Visa), que tem início em 21 de novembro no Catar. A campanha também sorteará até 600 mil pontos para o Passaporte Decolar.

“Estamos felizes em lançar essa campanha inédita com a Visa, que concede aos clientes pontuação extra no nosso programa de benefícios, o Passaporte Decolar, para trocar por produtos de viagens, e também com o sorteio para assistir a jogos da Copa do Mundo da FIFA™”, diz Daniel Tiezzi, diretor de Loyalty e Alianças Financeiras da Decolar.

“A Copa do Mundo da FIFATM é o sonho de qualquer fã de futebol. Na Visa, ficamos felizes em participar de uma das maiores experiências da vida de um torcedor, desde promoções especiais e inovadoras até o planejamento da viagem, a compra dos ingressos e os diferentes momentos de sua experiência dentro e fora dos estádios e como turista no Catar. Temos certeza que essa ação em parceria com a Decolar será um sucesso”, conta Rodrigo Bochicchio, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.

Como participar: 

Basta acessar o site exclusivo da campanha, clicando aqui, e fazer o cadastro. A cada R$ 1.000 em compras na Decolar (site ou app) com o pagamento no cartão Visa, o cliente ganha uma numeração para concorrer às viagens para o Catar. Utilizando o cartão Decolar Santander Visa, o consumidor ganha seis números, aumentando as chances de ganhar. O outro benefício de utilizar este cartão é que todas as compras geram pontos que não expiram no Passaporte Decolar, que  podem ser trocados por produtos de viagem na Decolar, como passagens aéreas, hospedagem, locação de automóveis, ingressos etc.

As informações completas da campanha e as datas dos sorteios estão disponíveis diretamente no site: https://promocoes.visa.com.br/site/decolar/decole-para-o-catar/

Viagem para o Catar: os seis ganhadores serão anunciados no dia 7 de outubro de 2022. A viagem, com direito a um acompanhante, inclui passagem aérea, hospedagem com café da manhã, transfers e ingressos para dois jogos da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™.

Como obter o cartão Decolar Santander Visa 

Para adquirir o cartão, entre no site da Decolar e preencha o formulário de solicitação, com a possibilidade de aprovação instantânea.  Correntistas do Banco Santander também podem pedir o cartão pelos canais de atendimento da instituição. Todas as compras feitas com o cartão (em qualquer estabelecimento, como farmácias, padarias, supermercados etc.) geram pontos no Passaporte Decolar e podem ser trocados por produtos da Decolar.

Como participar do Passaporte Decolar 

Basta fazer a inscrição gratuita diretamente pelo site e começar a acumular pontos e resgatar benefícios. O programa tem três categorias: Viajante, para clientes que realizarem compras de até R$ 6 mil por ano; Explorador, para gastos anuais entre R$ 6 mil e R$ 20 mil; e Global, para quem realizar compras acima de R$ 20 mil.

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Popó estreia em nova campanha da Uber contra a LGBTQIA+fobia

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A Uber está lançando uma nova campanha educativa para combater a LGBTQIA+fobia com a participação do Popó, ex-lutador de boxe. Com vídeos educativos para motoristas parceiros e usuários, o objetivo da iniciativa é alertar para comportamentos discriminatórios que não são tolerados na plataforma da Uber, de acordo com o Código da Comunidade. Os vídeos serão enviados pelo próprio aplicativo da Uber e estarão disponíveis no Instagram da marca para que qualquer pessoa possa assistir, compartilhar e conhecer um pouco mais sobre as iniciativas da Uber para combater a discriminação.

 

Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a TODXS, organização sem fins lucrativos especializada na promoção da inclusão de pessoas LGBTQIA+. Nos vídeos, Popó fala sobre sua luta pessoal contra a LGBTQIA+fobia e compartilha seu aprendizado como pai de um homem gay. O conteúdo mostra o papel e a importância de ser uma pessoa aliada e exemplifica comportamentos que não são apropriados tanto para motoristas parceiros quanto para usuários da plataforma.

“Neste ano escolhemos reforçar a importância dos aliados na construção de uma comunidade inclusiva e respeitosa. Como porta-voz, convidamos o Popó, que além de aliado, é um ícone em um esporte altamente estereotipado por códigos antigos.” afirma Luciana Ceccato, Diretora de Marketing da Uber no Brasil. “A gente se baseou em  dúvidas reais de motoristas parceiros e usuários da nossa plataforma para trazer respostas simples e didáticas, além de destacar que cada um de nós tem um papel importante e responsabilidade no combate à LGBTQIA+fobia. Como uma empresa que está tão presente no dia a dia das pessoas, é nossa missão usar nossa tecnologia para contribuir para que elas possam se mover livremente e sem medo”, completa ela.

Para Ana Beatriz Santos, Diretora Executiva da TODXS, “a construção de uma sociedade inclusiva é um processo coletivo”. Ela afirma que é preciso muitas pessoas aliadas e comprometidas com a causa LGBTQIA+ para que a transformação aconteça. “Por isso, a gente acredita que sensibilizar as pessoas com conteúdos educativos que se conectam com a realidade delas e mostram como elas podem ser aliadas é fundamental para que a gente consiga avançar”, completa ela.

Em maio, também em parceria com a TODXS, a empresa lançou o Guia do Aliado, que traz um conteúdo didático sobre como cada pessoa pode contribuir e apoiar a comunidade LGBTQIA+. O material foi lançado no Dia Internacional da Luta contra Homofobia, Transfobia e Bifobia para os mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de motoristas parceiros da Uber.

Além disso, quem abriu o aplicativo da Uber durante o mês de junho em todo País viu os trajetos coloridos com as cores do arco-íris, em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+. As chamadas rainbow routes são usadas pela Uber em todo o mundo como forma de dar visibilidade a essa pauta.

Dados e fatos sobre o apoio da Uber à causa LGBTQIA+:

  • A Uber tem um Programa de inclusão para pessoas transgênero dirigirem na plataforma. A Uber reconhece o nome social, sem a necessidade de completar o processo de retificação de nome e/ou gênero nos documentos.
  • A Uber é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, aderindo aos 10 Compromissos para promover os Direitos LGBT. É parte também do grupo de empresas que aderiram aos Padrões de Conduta da ONU para Enfrentar a Discriminação Contra Pessoas LGBT no Ambiente de Trabalho.
  • Em 2019, a Uber produziu conteúdos em parceria com a Promundo tendo como tema central a violência contra a mulher. Vídeos, podcasts e textos foram elaborados tendo como base uma pesquisa e grupos focais realizados com motoristas parceiros nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza. Ao final da campanha, 85 mil motoristas receberam o selo Viagem de Respeito, depois de ouvirem os seis episódios da série. Em 2020, uma nova série de podcasts abordou também LGBTQIA+fobia e racismo.
  • Durante o carnaval de 2020, a Uber lançou uma ampla campanha com o objetivo de sensibilizar sobre o Código de Conduta da empresa, atualizado para deixar ainda mais claro os comportamentos que não são aceitos dentro da plataforma e incentivar o respeito mútuo.
  • A Uber trabalhou em 2020 em parceria com advogadas e membras da organização deFEMde para revisar o processo de atendimento a denúncias de LGBTQIA+fobia e racismo da plataforma no Brasil. O objetivo é ter uma clara identificação dos casos e um melhor acolhimento do relato da vítima. O mesmo processo já havia sido feito em 2019 com foco em denúncias de assédio ou violência contra a mulher.
  • Em 2022, em parceria com o MeToo Brasil, a empresa ampliou o canal de suporte psicológico para casos de LGBTQIA+fobia e racismo. O serviço foi criado inicialmente para acolher vítimas de violência de gênero em viagens pelo aplicativo da Uber e foi expandido para atender situações de discriminação. O objetivo é acolher a pessoa que reporta um incidente do tipo pelo aplicativo da Uber e auxiliá-la para que ela se sinta segura e apoiada ao enfrentar o trauma vivido. Após serem atendidas pelo time de suporte do app, as vítimas são encaminhadas ao suporte psicológico qualificado do MeToo Brasil.
  • A empresa também foi uma das empresas associadas da Marcha Trans de São Paulo 2022, evento que está na sua quinta edição.

Como reportar – Depois de cada viagem, usuários e motoristas são convidados a avaliar a experiência. Caso o usuário ou motorista precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso. A denúncia pode ser feita pelo menu de ajuda do próprio app ou pelo site Uber.

Segurança das Mulheres

Desde 2018, a Uber tem um compromisso público para enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil e vem investindo em materiais educativos sobre o tema. A empresa possui uma série de projetos elaborados em parceria com entidades que são referência no assunto, que inclui além de campanhas contra o assédio, pesquisas e levantamento de dados sobre o tema, doação de viagens para mulheres em situação de violência doméstica, entre outras ações. Além disso, a empresa está constantemente desenvolvendo ferramentas tecnológicas voltadas para segurança do app, como a detecção de mensagens inapropriadas, não revelação do número de telefone, bem como da origem e destino exato das viagens no histórico do motorista, compartilhamento de rota, gravação de áudio e o recurso U-Elas, que permite às parceiras receberem chamadas de viagem apenas de outras mulheres.

Em 2021, a empresa lançou uma campanha educativa de combate ao assédio, em parceria com o MeToo Brasil, organização dedicada ao acolhimento de sobreviventes de abuso sexual, e com a consultoria da Sandra Vale da Potência Diversa. Os vídeos utilizaram a popular linguagem do futebol e das discussões de “mesa-redonda” como forma de criar paralelos com situações em viagens e entregas pelo aplicativo da Uber, ressaltando as condutas inapropriadas.

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Hellmann’s expande seu portfólio com nova maionese

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Hellmann’s, a maionese número um do Brasil*, anunciou o lançamento de Hellmann’s Supreme, uma nova experiência em maionese com ‘sabor irresistível e cremosidade sem igual’. A marca, que já é sinônimo de qualidade para o brasileiro, busca com o lançamento da nova linha atender às crescentes tendências de mercado e oferecer aos consumidores experiências ainda mais prazerosas na hora de se alimentar.
Cansados e frustrados após tantas restrições que vieram com a pandemia, os consumidores começaram a buscar cada vez mais por formas de aliviar a tensão do dia a dia, sendo a alimentação um dos principais momentos para isso. Como resultado, algumas categorias de alimentos foram priorizadas pelos brasileiros e passaram por uma tendência de premiunização. Segundo estudos de tendência de consumo da Kantar*, bens de consumo massivo premium crescem sua participação de mercado, mostrando que os consumidores vêm optando por marcas mais caras em várias categorias.
Além disso, o mesmo estudo*** mostra que as pessoas têm buscado mais conveniência e praticidade nas refeições (+30% de crescimento na importância desses atributos na hora de se alimentar.). E, como resultado, opções rápidas como lanches e sanduíches são os pratos que mais cresceram dentro desse segmento de ‘praticidade’. Sanduíche é para o brasileiro uma maneira fácil e conveniente de variar a alimentação, sem perder o prazer de uma boa refeição. Olhando para esse cenário, Hellmann’s identificou a oportunidade de expansão do portfólio através da ampliação da presença na categoria premium e com um produto desenvolvido especialmente para tornar essas refeições práticas ainda mais prazerosas.
“Somos uma marca que se reinventa constantemente e que valoriza a pluralidade do nosso consumidor. Com a Hellmann’s Supreme, queremos aumentar as ocasiões de uso de maionese, abraçando um novo universo consumidores que busca uma experiencia premium dentro de casa, e assim continuar sendo a maionese N°1 do Brasil que é tão amada pelos brasileiros”, conta Carolina Riotto, diretora de marketing da Hellmann’s.
A Hellmann´s Supreme nasce, então, a fim de atender a essa oportunidade trazida pelo aumento de ocasiões de sanduíche e a busca constante por indulgência na alimentação dentro de casa. A nova maionese levou tempo para ser desenvolvida, com uma jornada extensa de validação e co-criação com consumidores. O resultado foi um produto diferenciado, com sabor irresistível e cremosidade sem igual, em um pack ideal para o consumo de maionese em sanduíches e lanches – uma nova experiência que promete fazer o tempo parar a cada mordida.

*Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | ConsumerBook 2022 | Ranking Penetração | T. Brasil | 2021
**Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Consumer Goods Panel | Brasil | Tiers de Preço Premium marcas com preço médio 120% maiores que a média de mercado| 2021
***Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Usage Foods & Beverages Panel | Brasil | 2021

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Grande final do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

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Na próxima terça-feira (28), acontece a premiação da etapa nacional da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), com a presença dos prefeitos vencedores das etapas estaduais de todo o Brasil. O evento será realizado presencialmente na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a partir das 19h, com credenciamento marcado para as 18h.

A premiação marca os 20 anos da iniciativa, que, desde 2001, reconhece os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.

A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos. Ao todo, 182 prefeitos de todas as 27 unidades da federação foram selecionados para a etapa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos que venceram as etapas estaduais.

 

Serviço

Premiação Nacional da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Data: 28 de junho

Local: Sede do Sebrae Nacional, em Brasília (SGAS 605, L2, Conjunto A, Asa Sul)

Credenciamento: 18h

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Paulo Vitale participa de podcast da Canon do Brasil

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Reprodução


O fotógrafo Paulo Vitale bateu um papo descontraído com Francisco Rocha, apresentador do CanonCast, o podcast da Canon do Brasil. A conversa já está no ar e pode ser assistida por todos no canal da multinacional no Youtube: https://www.youtube.com/canonbr.

No encontro, Paulo Vitale contou sobre como se tornou fotógrafo, seu primeiro convite, a ascensão e trabalhos atuais.

Vitale falou um pouco sobre sua obra mais recente, onde retratou 50 drag queens com e sem suas caraterizações. “Notei que quando não estão caracterizadas, as drags são pessoas tímidas e recatadas. O empoderamento da personificação artística é gigantesco”, afirma Vitale.

O livro Drags, publicado pela Editora Brasileira de Arte e Cultura, em 2021, sucede os livros Feito no Brasil, lançado em 2018, com retratos de personalidades relevantes da nossa sociedade, e Feito no Sumaré, de 2020, que conta a história do bairro paulistano do Sumaré por meio de retratos de moradores.

 

Vitale falou sobre as estratégias usadas no momento dos registros. “Eu queria partir da drag glamurosa no seu ápice, então fiz uma luz quase publicitária, que ajudava muito a persona. Eu parti dessa luz. Eu precisava de música também, então usamos isso também”, explica o fotógrafo. Além deste, Vitale já tem programado o lançamento do livro Chefs, retratando 50 importantes chefs de cozinha.

Outros nomes relevantes da fotografia já passaram pelo CanonCast, como o fotógrafo Walter Firmo, Marcio Scavone, Roberto Cecato, Victor Affaro, entre outros convidados especiais.

O podcast da Canon é gravado na Casa Canon, a casa conceito da multinacional que fica em São Paulo. As gravações são feitas com as câmeras da linha de Cinema da Canon: EOS C300, C500 e C100 Mark II. Os episódios vão ao ar todas as terças-feiras, às 11h.

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Ação da L’Oréal Paris contra o assédio ganha Leão em Cannes

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A iniciativa “Paywall Down”, da L’Oréal Paris, criada pela agência de publicidade WMcCann na ocasião do lançamento do movimento global Stand UP: contra o assédio nas ruas, foi vencedora do Leão de Bronze na categoria Media – Excellence in Media Insigths & Strategy no Cannes Lions 2022, o maior festival de criatividade do mundo. Com o mote “Quanto mais você sabe, mais fácil é combater o assédio”, a ação teve como principal objetivo trazer luz ao tema do assédio oferecendo informação como a melhor ferramenta para o combate.

Segundo pesquisa da marca com a Ipsos, de março de 2021, 88% das mulheres brasileiras já foram assediadas nas ruas. Mas como combater o assédio com informação se 75% das pessoas lêem fake news diaramente? E apenas 1% paga por notícias? Para enfrentar o assédio no Brasil, é preciso antes de tudo combater a desinformação.

Diante desce cenário, a L’Oréal Paris patrocinou a leitura de matérias que continham o assédio como tema central, liberando os acessos para leitores nos principais títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast – jornal O GLOBO e revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue. Os resultados foram um aumento de 2.611% no pageviews em matérias sobre o tema, sendo 300% apenas na revista GQ, majoritariamente voltada para o público masculino. A ação ainda registrou aumento em 122 milhões de novos acessos aos sites e somou mais de 25 milhões de impressões no total.

“É nosso dever enquanto marca uma marca feminina e feminista, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador, e Stand Up pra mim é isso. Esse prêmio só reforça a importância do tema e o quanto é necessário e urgente acelerar a pauta na sociedade,” comenta Laura Parkinson, diretora de marketing da L’Oréal Paris no Brasil.

“O Paywall Down nasceu para trazer mais informação à população sobre um tema tão importante: o assédio nas ruas. E ver uma marca como a L’Oréal Paris conduzindo essa iniciativa mostra como as marcas estão ajudando no desenvolvimento da sociedade. Isso por si só já é um grande prêmio. A premiação em Cannes é uma consequência dessa atitude”, comenta Renata Bokel, COO & CSO da WMcCann.

A iniciativa faz parte do lançamento do movimento global de conscientização Stand Up, que realiza um treinamento antiassédio desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback, para auxiliar homens e mulheres, testemunhas ou vítimas, a intervir com segurança diante de situações de assédio.

Conheça o case:

 

 

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Casa Fiat de Cultura apresenta esculturas oníricas na nova mostra da Piccola Galleria “Entre o sono e a vigília”

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Divulgação


Impermanência. Mutabilidade. Alternância. Movimentos fluídos. Esses e outros conceitos poderão ser apreciados na exposição “Entre o sono e a vigília”, de Ian Gavião, que fica  em cartaz de 28 de junho a 14 de agosto, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A mostra foi escolhida no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria e apresenta um conjunto de 7 obras, entre esculturas e vídeos, formando uma instalação em que cada uma das peças conversa com as demais, em um ambiente difuso, misterioso e, por que não, mágico. A abertura será realizada no dia 28 de junho, às 19h, em um bate-papo virtual ao vivo com o artista. As inscrições devem ser feitas online e são gratuitas. A exposição poderá ser visitada presencialmente, na Casa Fiat de Cultura, e online, por meio de tour virtual e uma visita com mediação online e tradução simultânea em Libras. Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Com um fazer poético, tanto no processo de criação das obras, quanto no aspecto conceitual, Ian Gavião ultrapassa os limites de cada linguagem artística, materializando memórias e diferentes formatos narrativos. Fortemente inspirado pela literatura, é notável que esse conjunto de  trabalhos também apresenta marcante influência da arte povera – movimento italiano de vanguarda, surgido nos anos 60, propondo novas reflexões estéticas ao “empobrecer” as obras de arte –, Gavião apresenta esculturas criadas a partir de um material inusitado: parafina preta. “A arte povera não tem preocupação com a durabilidade e as velas também têm esse caráter de impermanência. Elas decidem quanto tempo vão ficar vivas e criam suas próprias formas. Gosto de dizer que sou um provocador da parafina, que segue seu caminho para delinear essas esculturas”, revela o artista. Daniela Goulart, que assina o texto curatorial da mostra, complementa essa ideia: “A ação do derretimento desfaz os limites entre pintura, escultura, performance e vídeo. Entre o difuso e o alerta, os objetos de Gavião ecoam não-objetos”.

Os títulos das obras e mesmo sua materialidade são inspirados por grandes nomes da literatura, como Clarice Lispector, Torquato Neto e Fernando Pessoa, mostrando como as linguagens artísticas podem se cruzar e resultar em obras completamente novas. “Eu estava lendo Perto do coração selvagem, da Clarice e imediatamente imaginei o trecho ‘A noite densa e escura foi cortada ao meio, separada em dois blocos negros de sono’ como uma imagem que, hoje, é uma das esculturas da mostra”, conta Gavião. Além das esculturas, duas instalações de vídeo completam a experiência do visitante. Em “Enquanto o lobo não vem”, assistimos ao processo de derretimento de uma vela, em um exercício de concentração.  Já em “Algo que mantém”, um plástico negro dança sobre um céu azul, lembrando que o universo está em constante movimento.

A escolha da cor preta ajuda a criar o ambiente de mistério, já que carrega consigo uma larga simbologia sobre a noite, o luto, o imaginário, as pausas e as fabulações. “Entre o sono e a vigília é estar atento a dois mundos.  Boiar no ar entre velas e dormir até que uma outra espécie de realidade surja”, reflete Ian. “Nesta exposição, as pessoas são convidadas a abrir espaço para o imaginário e criar suas próprias memórias, sem limites para a linguagem ou para a permanência”, finaliza.

A exposição “Entre o sono e a vigília” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.

Entre o sono e a vigília| Bate-papo online de abertura

Para abrir a exposição “Entre o sono e a vigília”, a Casa Fiat de Cultura realiza, no dia 28 de junho, às 19h, um bate-papo online com o artista Ian Gavião. O artista, que vive em mora em Belo Horizonte e também é educador, vai contar detalhes do seu processo criativo, inspirações e técnicas de criação. Formado em Artes Plásticas, com habilitação em esculturas e fotografia, sua prática se desdobra em linguagens variadas, entrelaçando imagem e literatura. “Minhas esculturas também podem ser vistas como pinturas. Há uma troca de técnicas entre as obras e não me preocupo em limitar as linguagens no processo de criação”, destaca Gavião.

Durante a conversa, ele vai explicar a composição das obras, criadas a partir do derretimento de velas, bem como a transformação de literatura em imagens potentes e de sonhos. O público poderá interagir com a artista, por meio do chat virtual. Algumas perguntas serão respondidas ao vivo. A inscrição deve ser feita online

Sobre as obras de Entre o sono e a vigília

A exposição “Entre o sono e a vigília” é composta por 5 esculturas em parafina e 2 vídeos. As esculturas são parte da formação de Ian que, ainda na faculdade, escolheu a parafina como seu material de trabalho. “Uma escultura pode ser feita de qualquer material e a parafina tem múltiplas possibilidades de textura, que dependem da forma como eu a manipulo”, explica o artista. Em conjunto, as obras formam uma instalação,  que cria um espaço para fábulas e a imaginação.

Para Daniela Goulart, Ian brinca com os opostos. “No seu fazer poético, além do elemento material, originário de sua formação em escultura, há também o desejo de explorar um percurso cósmico sem definição. Velas comunicam com o invisível. Neste estado de torpor lúcido, a cor preta triunfa, evocando mistério e o reconhecimento da impermanência.”

Lista de obras

  • O poço onde vagam ruídos nítidos e dispersos – escultura em parafina (120 cm de diâmetro X 7 cm de espessura), 2021
  • Uma noite densa e escura separada em dois blocos negros de sono – escultura em parafina s/ tela (50x4x60 cada), 2021/22
  • Fantasia – escultura em parafina (30x20x30 cm), 2018
  • Lança – escultura em papel machê e parafina (2 m altura x 45cm), 2022
  • Véu – escultura em parafina e madeira (140 cm x 8 cm x 110 cm), 2018
  • Enquanto esse lobo não vem – vídeo instalação, 2022
  • Algo que mantém – vídeo, 2020

O artista: Ian Gavião

Ian Gavião é artista plástico e educador. Tem licenciatura em Artes Plásticas, com habilitação em escultura e fotografia pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Sua prática se desdobra em linguagens variadas, no entrelaço entre imagem e literatura, criando jogos e trocadilhos visuais, que dão lugares a coisas e situações que seriam facilmente esquecidas pelo tempo, e, nessa amplitude, investiga o cotidiano à espera de captar suas epifanias.

Vive e trabalha em Belo Horizonte e em 2021 realizou sua primeira exposição individual “É só uma questão de tempo”, na galeria de arte do Centro Cultural SESIMINAS. Já realizou exposições coletivas em Belo Horizonte e São Paulo, e participou das curadorias independentes “Xenon 1.0”, na Galeria Mama Cadela, em 2018, e “Xenon 1.6”, na Marcenaria Artística, em 2019, ambos em Belo Horizonte. Em 2018, foi premiado na “XVlll Mostra dos Premiados da Escola Guignard”. Também participou do laboratório de escrita e performance “Outras Vinganças”, na Idea Casa de Cultura, em 2018.

Piccola Galleria

O espaço é destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016, com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 5ª edição, contou com o curador e crítico de arte, Marcus Lontra; a historiadora e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Rita Lage, e o artista e professor da Escola Guignard, Sebastião Miguel, que investiga a relação entre representação e subjetividade, por meio de suas obras.

A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Ian Gavião, outros cinco artistas foram selecionados na 5ª edição, e as mostras serão exibidas no calendário de 2022 e 2023.

Nesta edição, o processo de seleção foi realizado de forma 100% online. Além de agilizar o processo de inscrição, o formato permitiu que pessoas de todo o Brasil participassem, somando 194 inscrições, de todas as regiões do país. A avaliação dos jurados também foi promovida por meio de encontro virtual.

As exposições selecionadas no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria são exibidas em um espaço da Casa Fiat de Cultura voltado ao incentivo permanente de expressões artísticas e terão ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. Serão realizadas visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, além de ações especiais de comunicação em todos os canais da Casa Fiat de Cultura. A mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e visibilidade dos artistas.

Nas quatro edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 22 artistas, abrigou mais de 300 obras e recebeu um público de mais de 300 mil pessoas. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Exposição virtual “Entre o sono e a vigília”– Ian Gavião na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

28 de junho a 14 de agosto
Visitação presencial: Terça a sexta-feira, das 10h às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

Abertura da exposição virtual: Bate-papo ao vivo com Ian Gavião
28 de junho, das 19h às 20h, em transmissão ao vivo
Ingressos gratuitos com inscrição online

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Horário de Funcionamento

Terça a sexta-feira, das 10h às 19h

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CNN Brasil conquista um Bronze no Cannes Lions

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Divulgação


A CNN Brasil coroa sua participação no Festival Cannes Lions de publicidade com um Leão de Bronze na categoria Design.

A peça premiada no maior festival global da publicidade, que aconteceu ao longo desta semana na Riviera Francesa, integra a campanha institucional criada pela AlmapBBDO lançada em maio.

O filme da campanha também entrou no shortlist do Cannes Lions, ficando entre os únicos sete finalistas do Brasil com chances em Leões na categoria Film, uma das mais disputadas e tradicionais de todo o festival.

Sob o novo posicionamento “CNN Brasil, você por dentro de tudo”, a plataforma reitera seu compromisso com os fatos e a distribuição diária de informação, além de consolidar a marca CNN Soft, que reúne uma programação com conteúdos variados, sobre assuntos como viagens, gastronomia, cultura e artes.

A campanha premiada utiliza a simbologia do polígrafo para reforçar seu propósito de um jornalismo imparcial e ao lado da verdade. O equipamento registra em imagens gráficas os desdobramentos dos acontecimentos factuais, sempre baseados em fotos jornalísticas que comprovam o que realmente aconteceu.

O filme de lançamento, por exemplo, traz como enredo a Guerra na Ucrânia e reproduz frases em russo, ditas pelo presidente Vladimir Putin.

Além do filme, a campanha envolveu spots de rádio e desdobramento para OOH (mídia exterior) e ações para cinema e aeroportos.

O primeiro filme da campanha pode ser conferido a seguir:

 

Ficha Técnica

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: CNN Brasil

Título: Compromisso com a verdade

Produto: Institucional

CCO: Luiz Sanchez e Pernil

VP de Criação: Marcelo Nogueira

Diretores de Criação: Iron Brito, Rafael Gil, Rodrigo Almeida

Criação: Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Francis Alan, Gustavo Tasseli

 

Atendimento: Renata Carvalho, Viviane Sgarbi, Isabel Gavião e Milena Ferezim

Mídia: Patrícia Gogliara, Adriana Roza, Leonardo Sousa

Planejamento: João Gabriel, David Gross, Yudi Nakaoka, Thauanne Santana

 

Ilustração: Estudio Black Madre

Ilustração: Studio Boreal

Arte Buyer : Tereza Setti , Eliane Silva

 

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas

 

Produtora de imagem: The Youth

Diretor: Bueno

Diretor de Fotografia: Yuri Maranhão

1° Ass. de Câmera: Filipe Parolin de Souza

2° Ass. de Câmera: Giordano Maestrelli

Still/Logger: Diego Cagnato

Produção Executiva: Carol Cherobim

Atendimento: Carol Cherobim e Camila Pires

Financeiro: Iza Lubiazi

Diretor de Produção: Ulisses Sant’Anna

Coordenação de produção: Debora Lemes (Derbiz)

Contrarregra: Rodrigo Bernardi

Chefe Maquinária: Flavio Romão dos Santos

Chefe de Elétrica: Ricardo Pirolla

Agradecimentos Set: Duran Sodré

Pós-produção/ VFX: COLOSSAL

Supervisão de pós-produção: Diogo Gameiro

Ilustrações: Pierre Lapalu

Montador: Maria Luísa Machado

Supervisão Motion: Rodrigo Stradiotto e Janaina da Veiga

Motion: Arthur Naar

Finalização: Luciana Lima

Composição: Karlos Schirmer e Michel Takahashi

3D: Vinicius Lavor, Eduardo Lunkes e Bruno Cornelsen

Polígrafo: Tarciso e Pena

Design Gráfico Polígrafo: Diego Cagnato

Manutenção de Set: Laís Roche

Bombeira: Jennifer Chaves

Limpeza: Ana Paula Pinotti

Câmera: Red Mamut

Equipamentos: Infracine

 

Produtora: Raw Audio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

 

Aprovação: Renata Afonso, Virgilio Abranches, Frank Alcântara, Thiciana Simão e João Koepke

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