A LATAM prevê retomar no Brasil até 102% da sua oferta doméstica de assentos (ASK*) em junho de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). No Brasil, a companhia programou para este mês uma média de 540 voos domésticos por dia para 50 destinos nacionais (antes da pandemia eram 44).
Nas rotas internacionais a partir do Brasil, a LATAM prevê recuperar em junho até 60% da sua oferta de assentos (ASK*) e já restabeleceu voos para 19 destinos: Assunção, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris e Santiago.
No Brasil, em maio de 2022, a LATAM registrou uma demanda de passageiros (RPK**) de 91,6% e uma oferta de assentos (ASK*) de 100,2% no mercado doméstico do Brasil em comparação com maio de 2019, resultando em uma taxa de ocupação de 72,6%.
Operação global do grupo LATAM
Somadas todas as suas filiais, o grupo LATAM prevê recuperar até 74% da sua oferta total de assentos (ASK*) em junho de 2022, na comparação com junho de 2019 (antes da pandemia de COVID-19). Além disso, prevê operar neste mês quase 1.123 voos domésticos e internacionais por dia para 133 destinos em 21 países. Na divisão de cargas, a companhia programou 1.220 voos em aeronaves cargueiras. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia nos países em que o grupo opera.
Ao todo, em maio de 2022 e na comparação com maio de 2019, o grupo LATAM registrou uma demanda de passageiros (RPK**) de 69,6% e uma oferta de assentos (ASK*) de 73,1%, resultando em uma taxa de ocupação de 79,6%. Já no transporte de cargas, registrou uma ocupação de 58% com um aumento de 1,6% em relação a maio de 2019.
LATAM está pronta para a alta temporada no Brasil
Para a alta temporada de julho de 2022, no Brasil, a LATAM programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais. O aumento das decolagens em relação a junho de 2022 visa atender à crescente demanda por viagens domésticas e internacionais no País em um momento de retomada do turismo de lazer e durante o mês tradicionalmente caracterizado pelas férias escolares.
Os principais incrementos no mercado doméstico são nos voos com destino ao Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont); Brasília e Fortaleza. No mercado internacional a partir do Brasil, a companhia ampliará seus voos para Santiago, Buenos Aires, Miami e Orlando.
Além de incrementar a frequência de voos semanais em algumas rotas ao longo do mês de julho, a LATAM também retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como os voos diretos entre Porto Alegre e Lima e Fortaleza-Miami, e dará continuidade às estreias planejadas e mantidas para 2022. Isso porque, em julho, a companhia vai estrear 5 novos destinos no exterior e no Brasil: Roma, Montes Claros, Cascavel, Caxias do Sul e Juiz de Fora. Com essas estreias, a companhia alcançará as marcas de 54 destinos nacionais e de 20 no exterior em voos a partir do Brasil.
Para atender ao crescimento desta demanda, a companhia encerrou o mês de maio com cerca de 1.800 pessoas contratadas no País desde o início de 2022. Foram contratados novos colaboradores para diversas áreas, inclusive para Manutenção, Aeroportos, Cargas e Operações.
*ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
Quantos artistas LGBTQIA+ estão nos top 10 das músicas mais ouvidas nos apps de streaming? É possível encontrar talentos de todos os estilos musicais nestas listas? A fim de dar visibilidade para esta reflexão e apoiar a representatividade da comunidade LGBTQA+ na música brasileira, o Mercado Livre apresenta a campanha Mais uma Voz.
Na ação, a artista – que entre outros grandes feitos foi a primeira drag queen a se apresentar no palco do Coachella, um dos principais festivais de música do mundo – vai convidar novos talentos LGBTQIA+ a cantarem com ela no mês do Orgulho. Para isso, os artistas independentes devem acessar o site da campanha e baixar um pack musical (www.mercadolivre.com.br/featstore), com o qual é possível criar músicas inéditas, verdadeiros feats com Vittar. A partir disso, é só compartilhar e espalhar #maisumavoz para todo mundo.
“No Mercado Livre, acreditamos que a diversidade impulsiona o progresso. Como a marca mais valiosa da América Latina, com mais de 80 milhões de usuários, assumimos nosso papel com a responsabilidade de apoiar a pluralidade, amplificando a mensagem da comunidade por meio da força da nossa marca”, enfatiza Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre na América Latina. “Queremos que novas vozes ocupem mais espaços e se unam a grandes talentos da música brasileira que já vêm na busca de fortalecimento e representatividade da comunidade LGBTQIA +. Acreditamos que apoiar esse movimento reforça o nosso propósito de liderar o progresso para a sociedade”, completa a executiva.
Para a cantora Pabllo Vittar, dar luz a representatividade da comunidade LGBTQIA+ na música brasileira é muito importante e necessário. “As minhas expectativas estão altas. O Mercado Livre é uma marca que realiza um trabalho incrível e fico muito feliz de ver sua presença em ações junto a comunidade LGBTQIA+, todos os anos. Quando me fizeram essa proposta eu aceitei na hora, pois eu realmente acredito que as nossas vozes juntas podem fazer muita diferença. Mal posso esperar pra ver tanta gente talentosa junto de mim nesse feat!”, enfatiza a cantora.
Para ampliar a diversidade de talentos e sons, alguns feats criados e compartilhados nas redes sociais serão divulgados nas redes do Mercado Livre, a ideia é mostrar a riqueza dos diferentes estilos musicais que são destaque no Brasil, como sertanejo, rap e pagode. “Acreditamos que as diferenças nos enriquecem e nos impulsionam a melhorar diariamente, e, assim como o Mercado Livre chega em todo o Brasil, com esta campanha, queremos que a variedade de estilos ocupem seus espaços também”, enfatiza Thais.
Há cinco anos, a marca atua em parceria com a ‘Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo’ para contribuir e amplificar a voz da comunidade, trazendo visibilidade a essa jornada diária de luta, celebração e reivindicações de direitos. “Esta edição será mais uma oportunidade para apoiarmos e mostrarmos o quanto estamos comprometidos com a diversidade ao entender que cada letra da sigla LGBTQIA+ tem sua complexidade, importância e sua luta”, completa Thais.
Criada pela GUT São Paulo, agência global independente, a campanha contará também com ativações nas redes sociais com conteúdos de marketing de influência.
Para Murilo Melo, ECD da Gut São Paulo, a campanha reforça o trabalho consistente que vem sendo realizado pelo Mercado Livre de apoio à causa: “Nos últimos três anos, criamos juntos iniciativas que se comunicaram com intencionalidade e verdade com a comunidade. Já existe um canal de diálogo aberto entre esse público e a marca. Para 2022 buscamos ideias que, além de reforçar o apoio, possam celebrar as conquistas” finaliza.
Sobre a GUT São Paulo
A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço que respira criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gastón Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Dentre seus principais clientes estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 80 milhões de usuários ativos, sendo mais de 11 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 34 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 36 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.
Ficha Técnica
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Mercado Livre
Produto: Institucional
Título: Mais uma Voz
Duração: 25”, 2×6”
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Director: Tiago Abreu
ACD: Gabriela Marcatto e Pedro Rosas
Creatives: Gabriela Marcatto, Pedro Rosas, Vitor Chagas, Julia Mota, Lucas Adam, Rainor Marinho, Murilo Santos, Sofia Calvit e Juliana Utsch.
Managing Director: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Isadora Guz
Account Supervisor: Mateus Carvalho
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Mercedes Barusso
Strategy Manager: Bruno Facundes
Strategist: Bárbara Reis
Head of Content: Patricia Moura
Social Strategy: Bruce Vital, Paula Baião, Isabella Ribeiro
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante
Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Paola Bastos, Caio Melo, Jackson Sousa
Head of Operation: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Production Manager: Fabíola Camilo
Production Assistant: Yris Franco
Edição e Motion: Cesar Macedo
Produtora de imagem: Dogs Can Fly
Direção: Gaba (Elisa Brites e Lucas Romano)
Diretor Executivo: Thiago Balma
Produtor Executivo: Ricardo Whately
Head de Publicidade: Claudio Tolentino
Gerência de Projetos: Niry Usha
Assistente de Projetos: Luja Casaro e Filippi Mazutti
Coordenação de produção: Gabriel Nogueira
Assistente de Direção: Adriana Foureaux
Direção de Fotografia: Roberto Riva
Diretora de produção: Roberta Perônico
Producer (Holanda): Melvin Kant
Production Manager (Holanda): William Griffioen
1st AD (Holanda): Thomas Rohde
Director of Photography (Holanda): Tim Kerbosch
Coordenação de pós-produção: Paula Oliveira Solano
Montagem: Lucas Serafim
Finalizador: Adriano Pedreira
Finalização: Dogs Can Fly
Produtora de áudio: Pingado Audio
Direção Musical: Will Bone
Produção Musical: Vitor Zafer
Finalização: Lucas Weingaertner
Coordenador de Produção: João Pedro Juknevicius
Produção de Casting: João Pedro Juknevicius e Veridiana Toledo
Atendimento: Guilhermina de Paula e Lu Novelli
Equipe da Artista Pabllo Vittar
Produção Musica “Mais uma voz”: Rodrigo Gorky, Zebu e Maffalda
Empresário: Leocadio Rezende, Yan Hayashi e Rodrigo Gorky
Produtora: Aline Moreira e Gabriela Fernandes
Hair Stylist: Thereza Brown
Lace: Sidney Sales
Stylist: Vitor Moreira
Produção de Moda (São Paulo): Cleber Chiliano
Produção de Moda (Londres): Ana Travagin
Direção de movimento: Jessi Muller
Fotógrafo: Gabriel Renne
Direção artística: Mari Campos Comercial: Raul Abrão
Atendimento: Isabela Belli
Aprovação do cliente: Louise Mckerrow, Thais Souza Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Raffaella Martellini, Beatriz Sztamfater
Como uma marca sempre atenta as conversas que acontecem nas redes sociais, tirando de lá insights essenciais para se manter conectada, o Burger King lança sua nova campanha: Bodas de Whopper. Com base em um movimento que tem acontecido com frequência entre casais e viralizado na internet – cerimônias e ensaios de casamento nos restaurantes do BK – a rede propõe que este mês, em comemoração ao Dia dos Namorados, os primeiros 20 casais que apresentarem uma foto da cerimônia ou ensaio pós, realizados em uma das lojas, receberão dois Whopper gratuitos em todo aniversário de casamento, daqui até a eternidade (ou enquanto durar).
“Temos a internet como uma ferramenta poderosa em nossa comunicação, pois com o consumidor no centro do nosso negócio, queremos ouvir o que ele tem a dizer sobre o mundo e, também, sobre nós. Vimos essa movimentação em torno de cerimônias realizadas em nossos restaurantes e pensamos: essas pessoas fizeram mesmo a escolha certa em se casarem ou produzirem o ensaio pós-casamento no BK, porque sabemos que como nosso hamburger grelhado no fogo, o amor com chama dura e muito mais.”, explica Juliana Cury, Diretora de Marketing & Inovação da BK Brasil, máster franqueada do Burger King e Popeyes no País.
Sabendo da importância de criar memórias afetivas e laços com a pessoa amada, o filme também é um incentivo para que, outros noivos, também fãs da marca, celebrem seus casamentos ou tirem suas fotos para o álbum no BK. Até porque, o que o fogo do grelhado une, nada separa.
Para tentar uma vaga entre os 20 casais sortudos que ganharão sanduíches em todo aniversário de casamento, basta realizar o cadastro no Clube BK e enviar a foto da cerimônia ou ensaio para: bodasdewhopper@burgerking.com.br.
O mercado de cerveja nunca teve tantos consumidores no Brasil, segundo dados do mais recente relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. São 5,1 milhões a mais nos 12 meses terminados em março de 2022 em comparação ao ano móvel que acabou em março de 2021. No entanto, apesar do aumento, e mesmo com o avanço da vacinação e o fim de muitas restrições, a frequência do consumo fora do lar ainda não atingiu o nível pré-pandemia.
Além da ginástica que o cidadão brasileiro tem feito no bolso para driblar a alta dos preços, muitos ainda não se sentem seguros para confraternizar. O estudo LinkQ Covid-19 da Kantar, feito em março deste ano, mostrou que 61% dos brasileiros declaram sair apenas para atividades essenciais.
Também nos 12 meses terminados em março de 2022, o ganho de ocasiões para o consumo de cerveja fora de casa foi de expressivos 16% e a queda dentro do lar foi 7,9%, totalizando um aumento geral de ocasiões em +2,1% frente ao período anterior, o que comprova que as pessoas estão saindo mais de casa, mas ainda não com a mesma frequência de antes da pandemia.
No mesmo intervalo houve um incremento de 1,6% na compra de unidades de cerveja para consumo fora de casa e uma retração de 7,1% dentro do lar, que representam uma variação de –4% no consumo total de unidades de cerveja dentro e fora de casa. Há mais gente consumindo, porém em menor quantidade, principalmente pelo fator preço.
O valor gasto com a bebida fora de casa cresceu 8,6% e diminuiu 6,5% dentro do lar em comparação ao ano anterior, indicando que o hábito de beber cerveja dentro do lar vem migrando para fora, porém ainda não nos níveis do pré-pandemia.
Marcas mainstream continuam sendo as grandes impulsionadoras do crescimento do consumo de cerveja no País, mas o segmento premium continua tendo seu público, que, para fazer caber no bolso, diminui a frequência do consumo, mas segue fiel ao produto.
O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil.
O Valor Econômico lança na segunda, dia 13 de junho, um novo canal online dedicado à cobertura de criptoativos, que será totalmente aberto para o público em geral. Hospedado no site do Valor, o Canal Criptomoedas abordará diversos assuntos que permeiam o universo dos ativos digitais. Os conteúdos podem ser acessados em https://valor.globo.com/criptomoedas/.
O novo canal, que conta com o patrocínio do Mercado Bitcoin, trará reportagens sobre a negociação de criptomoedas e demais ativos, a importância da regulação do setor no Brasil e no mundo, negócios que surgem com a tecnologia blockchain, o impacto das chamadas finanças descentralizadas na economia e no mundo dos negócios, a tokenização de diferentes ativos e direitos de propriedade, como obras de arte, cuidados e oportunidades de investimentos no universo cripto, entre outros temas.
Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor Econômico, explica que a ideia do canal veio do interesse dos leitores em conteúdos sobre criptoativos: “Nossos leitores têm mostrado grande interesse por criptoativos. O Valor aposta em um ambiente especial para ajudá-los a navegar pelos diversos ângulos dessa cobertura: o desempenho financeiro diário; as opções de investimento e os novos produtos; os debates globais sobre regulação para dar mais segurança ao mercado; e as visões dos principais especialistas e autoridades. Se o papel da boa informação e da apuração aprofundada é sempre fundamental, é mais ainda em um tema tão novo.”
“Cada vez mais, a nova economia digital vem ganhando relevância na vida das pessoas e consequentemente, a cobertura jornalística sobre os temas da criptoeconomia e suas tecnologias precisa acompanhar essa evolução. Estamos muito felizes em fazer parte do projeto do canal cripto do Valor Econômico e contribuir para que a informação de qualidade, que já é marca registrada do Grupo Globo, possa chegar a mais pessoas”, comenta Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.
Além do canal digital, o conteúdo também estará presente nas demais plataformas do Valor, como jornal impresso, Valor PRO e redes sociais.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022. Nesta edição, a premiação concedida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) terá como tema “Administração e novas tecnologias” e a proposta é estimular os estudantes e profissionais a refletirem sobre o assunto e, com isso, fomentar a produção científica.
“O que nos motivou na escolha deste tema foi perceber como a influência tecnológica está presente em todos os espaços, em todas as áreas profissionais da sociedade 5.0 principalmente com esta ideia de trazer qualidade de vida e bem estar. Além disso, muitos alunos e professores estão desenvolvendo artigos nesta área”, explica a diretora de Formação Profissional do CFA, administradora Cláudia Stadtlober.
A conselheira do CFA comenta, ainda, que as expectativas para a edição deste ano do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração são as melhores. “Esperamos receber a inscrição de bons trabalhos – artigos e livros – que façam essa discussão sobre gestão e as tecnologias, tanto no uso, quanto no apoio e melhoria de processos, entre outros”, disse.
Os estudantes e profissionais de Administração interessados em participar da premiação podem fazer a inscrição até 31 de agosto de 2022 no site www.belmiro.cfa.org.br.
Categorias
O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022 terá três categorias. A modalidade “Livro” é restrita para os profissionais de Administração (Administrador; mestre em Administração; doutor em Administração; Gestor; e Tecnólogo) registrados e em dia com o CRA.
A participação na modalidade “Artigo Acadêmico” é destinada aos estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e dos cursos superiores conexos à Administração, considerados em Resoluções Normativas do CFA.
Já a categoria “Artigo Técnico” receberá a inscrição de estudantes de cursos de educação profissional técnica de nível médio conexos à Administração, considerados em Resolução Normativa do CFA.
Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão. Questões de objetividade, criatividade, aplicabilidade e atualidade são alguns dos critérios que serão levados em conta na hora da avaliação.
Premiação
Os vencedores das modalidades vão ser premiados com certificados e também vão contar com uma bonificação em dinheiro. Vão ser contemplados os três primeiros colocados das categorias Artigo Acadêmico e Artigo Técnico, além do vencedor da modalidade Livro.
Depois de dois anos de pandemia e sem poder celebrar o dia de São João com as festividades e tradições, finalmente as pessoas vão poder comemorar e se divertir no mês de Junho. E, para participar dessa festa, o Magalu traz a campanha “De repente, São João”, que mostra que onde tem São João tem Magalu, e onde tem Magalu, tem São João.
No filme “De repente, São João”, o Magalu exibe os diversos formatos de festas de São João ao redor do Brasil, mostrando que cada cantinho tem sua cultura e tradição. São festas no Maranhão, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Ceará e por aí vai. Mas o que importa mesmo é que em todo tipo de arraia, o Magalu está junto na festa, porque a empresa abraça todas as regiões e todas as identidades nessa data especial para os brasileiros.
O mote da campanha “De repente, São João”, vem como um manifesto e um convite para as pessoas comemorarem a data. Depois do afastamento exigido pela pandemia, finalmente vamos poder festejar e dizer em voz alta e cantando, “De repente, é São João”. O filme da campanha foi pensado de forma a explorar as cores, elementos e características das festas. Em cada frame é possível ver as peculiaridades de cada região, e, através do repente, (arte brasileira baseada no improviso cantado), a narrativa conta a história de como o Magalu está presente tanto com o SuperApp, com a entrega rápida, como com os vendedores nas lojas físicas para atender a necessidade dos consumidores que acionam o Magalu.
” São João não é uma festa qualquer, e todo brasileiro sabe disso. Mas no Magalu a gente também sabe que cada cidade celebra junho do seu próprio jeito, e esse era o nosso grande desafio de campanha. Então, trouxemos a música como fio-condutor para todas essas festas através de um formato característico do nordeste: O Repente. Dessa forma, nasceu o mote “De repente, São João”, que une a brincadeira da música e a sensação gostosa da festa, e claro que tudo isso com muita alegria, bom humor e com muito Magalu”, destaca a dupla criativa da agência Ogilvy responsável pela criação da campanha, Juliana Brichesi, Diretora de Arte e Toty Frydman, Redatora.
Para divulgar e obter alcance, a campanha conta com filmes institucionais de 60″, 30′ e 6″ segundos, além de formatos promocionais de 30″ e 15″ segundos para mídia TV, digital, merchandising, além de patrocínio com a presença da marca em ativações nas festas de Caruaru, São João da Thay, festa tradicional em São Luís do Maranhão e Festa Junina da Portuguesa, uma das mais tradicionais de São Paulo.
Para trazer uma linguagem genuína e transmitir o real significado do dia de São João, o filme contou com a produtora de áudio Comando S, e com a vídeo Corazón, além disso, profissionais das regiões do Norte e Nordeste fizeram parte da construção da campanha como personagens na história, com o objetivo de que a comunicação e o formato fossem fiéis aos costumes e tradições de cada festa. A campanha foi ao ar na sexta-feira (10.06) e ficará disponível para todas as regiões.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: “De repente, São João”
Cliente: Magalu
Operações: Daniela Paris / Tânia Garcia
Diretor Executivo de Mídia: Leo Moraes
Diretor de Criação Executivo: Daniel Schiavon
Diretor de Criação Associado: Breno Rodrigues / Pedro Gouveia
Redatora: Toty Frydman
Diretora de Arte: Juliana Brichesi
Atendimento: Tatiana Moliterno / Ingrid Martins / Aryane Falcão
Produção: Tatiane Ramos / Vanila Pereira / Henrique Coleti
Planejamento: Isadora Prado / Gabriel Boru / Rafaela Reposse / Levi Amazonas
Data: Raquel Calderon / Priscila Sbarra / Patrícia Ramos
Mídia: Patrícia Scaloppi / Thiago Perozzi / Adriana Reimão
Produtora de Áudio: Comando S
Produção dos Filmes: Corazon
Diretor: Lucas Raion e Ricardo Sampaio
Montador: Allex Deracco
Atendimento Produtora: Taís Bastos
Assistente de Pós-produção: Miguel Lima
Finalização: Butterfly Coletivo
Finalizador: Uriel Arakilian
Color: Burn Color Grading
Parceria para Consultoria e Eventos: Agência Feliz
Aprovação do Cliente: Frederico Trajano / Eduardo Galanternick / Bernardo Leão / Aline Queirantes / Breno Reis / Sheila Telles Marques / Douglas Guerra
PR: Raphaela Brito
Você sabia que uma das perguntas mais buscadas sobre miojo no Google é como prepará-lo no micro-ondas? Pois a nova campanha da NISSIN FOODS DO BRASIL é justamente um incentivo aos fãs do lámen instantâneo para experimentarem essa praticidade. Os filmes, veiculados nas redes sociais da marca, entre elas YouTube, Facebook, Instagram e TikTok, ficam no ar até o dia 21 de junho.
“Queremos passar a mensagem de que é muito fácil cozinhar o miojo lámen no micro-ondas. Basta seguir o passo a passo do preparo para obter o seu ‘micro-ondojo’”. explica Ana Fossati, gerente de Marketing da NISSIN FOODS DO BRASIL. A campanha ressalta que essa também é uma boa ideia para quem não quer sujar as panelas.
‘Micro-ondojo’
Com o tom irreverente que marca as comunicações da NISSIN, os vídeos “Frangoiojo”, “Passou do Ponto” e “Lavar Louça” vão mostrar que o preparo do produto no micro-ondas pode ser ainda mais prático porque não corre o risco de queimar e não tem panela para lavar. Nos três momentos, que remetem aos anos 80, o lámen é preparado na até então inédita “caixa temporizadora de micro-ondas de ultra cozimento”.
“Tanto o micro-ondas quanto o Nissin Lámen surgiram no período pós-guerra, mas foram popularizados no Brasil somente entre os anos 80 e 90. No entanto, até hoje, muitas pessoas não sabem que os 2 produtos, criados para trazer praticidade no dia a dia, podem ser usados juntos. Trouxemos um pouco da nostalgia dos anos 80 nesta comunicação do Lámen para conversar com pessoas de todas as gerações”, comenta Kojiro Tanoue, diretor executivo de criação da dentsuMB
FICHA TÉCNICA
Anunciante: Nissin Foods do Brasil Ltda.
Campanha: Nissin Micro-ondojo
Agência: dentsuMB
Managing Director: Tiago Vargas
VP de criação: Danilo Janjacomo
Diretor de Criação Executivo: Kojiro Tanoue
Diretor de Criação: Murilo Torezan
Criador de Contexto e Fala: Kojiro Tanoue e Murilo Torezan
Criador de Visuais Conectados: Bruna Souza
RTVC: Juliana D’Antino, Indaiara Pelizario e Tayna Boaventura
VP de atendimento: Bruno Panico
Atendimento: Reo Sakamoto, Tiago Lima, Marcella Sousa e Bruno Rodrigues
VP de estratégia: Aloisio Pinto
Head de Design de Conversas: Vinicius Chagas
Arquiteto de Ideias: Alcides D’Lima
Designer de Conversas: Viviane Teves Frohlich
Criativas de Mídias Sociais: Mariana Rudzisnki e Talita Araujo
VP de mídia: Viviana Maurman
Mídia: Raphael Cunha, Gustavo Ono, Leandro Lourenço e Thiago Bronel
Tecnologia: Pedro Gravena
Aprovado por: Yosuke Kawai, Yoshimi Miura, Ana Fossati, Tatiana Curi, Brenda Silva, Daniela Denizo e Ingrid Mangiro
Produtora de imagem: ÇA VA ART
Diretor do filme: HYMALAIAS
Diretor de Fotografia: VITOR D’ANGELO
Produtora Executivo: GABRIELA LEMOS E CLAUDIA STANCEV
Atendimento: GABRIELA LEMOS
Coord de Produção: Suyan Mariotti
Direção de arte: Eduardo Correa Kissajikian (Crocs)
VFX: Santiago Paestor
Coordenador de Pós-Produção: Rodrigo Vidal
Finalizador: Diogo Azuma
Montador: Santiago Paestor
Produtora de som: LOUD+
Direção Musical: Gustavo Garbato, , Felipe Kim, Fabio Smeili
Atendimento: Priscila Miranda, Karina Amabile, Hingrit Nitsche
Produção e Mix: Equipe LOUD+
Gatos são inteligentes, astutos e charmosos. Não é à toa que sempre fizeram parte de grandes enredos do cinema. Mas geralmente nos filmes eles estão acompanhados por vilões. Como não lembrar, por exemplo, das emocionantes cenas de ação de “007”, em que Ernst Stavro Blofeld, que representa um personagem do gênio do crime, não resiste ao afeto e carícias em seu gato Oliver? Ou de um dos momentos mais icônicos de “O Poderoso Chefão”, com Vito Corleone e Cannoli, seu pequeno gato ronronante? Sem contar animações sucessos em todo o mundo e suas parcerias entre humanos malvados e seus felinos, como a mal-intencionada Cruella De Vil e seu Sgnt Tibbs, em “101 Dalmatas”, além do desajeitado Gargamel e seu Azrael, nos “Smurfs”.
Partindo dessa narrativa, a nova campanha da AlmapBBDO para o antiparasitário Frontline®, da Boehringer Ingelheim, convida as pessoas a adotarem os gatos, antes que eles caiam em mãos erradas. A iniciativa faz parte de um projeto da marca em ação para conscientizar as pessoas da importância da adoção, salvando vidas e chamando a atenção para abrigos que estão superlotados. Estima-se que tenham mais de 30 milhões de animais abandonados no país e mais de 170 mil animais morando em abrigos.
Utilizando linguagem cinematográfica, o filme de 1 minuto conta com diversas cenas inspiradas em diferentes gêneros. A maior parte delas foi produzida em uma antiga fábrica de cimento abandonada, que serviu como um cenário polivalente para diversas personagens com seus felinos. Um dos destaques da produção fica por conta da trilha. Em vez de criar uma trilha original, foi encontrada uma música de 1825, “Dueto Buffo de Due Gatti”. Uma curiosidade sobre ela é que, apesar da sua composição ser atribuída a Gioacchino Rossini, trata-se, na verdade, de uma compilação de trechos retirados principalmente da ópera Otello, de 1816.
A ação conta ainda com anúncios para jornal, pôsteres e peças de social mídia.
FICHA TÉCNICA – VILÕES
Agência: AlmapBBDO
Título: Vilões Adoram Gatos
Cliente: Boehringer Ingelheim
Produto: Frontline
CCO: Luiz Sanches e Pernil
VP de Criação: Marcelo Nogueira
Diretor Executivo de Criação: Andre Gola
Diretores de Criação: Iron Brito, Daniel Chagas Martins e Daniel Oksenberg
Direção de Arte: Daniel Chagas Martins
Redação: Daniel Oksenberg, Cesar Herszkowicz
Artbuyer: Teresa Setti
Fotografia: Maurício Nahas, Notorious
Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Charles Nobili
Produtora: Saigon Filmes
Diretor: Nico Matteis
Diretor 2a unidade: Gabriel Avelar
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler, Carol Pessini
Diretora de Atendimento: Mary Lacotela
Atendimento: Rafael Costa, Karin Diniz, Giovanna Saad
Coordenação de Produção: Katiucia Soares, Jucilene Almeida, Thalita Machado
Diretor de Fotografia: Malta Júnior
Diretor de Fotografia 2a unidade: Rafael Malta
Assistentes de Direção: Nicolle Zaira e Leonardo Manon
Diretor de Produção: Rodrigo Guimil
Figurinista: Giovanna Moretto
Produtora de Casting: Flávia Cocozza
Produtor de Locação: Felipe Sá
Produtor (a) de Objetos: Marystela Baiôco
Maquiador: Roger Ferrari
Coordenação de Pós-produção: Virgini Fares / Fabio Abreu
Atendimento Pós-Produção: Claudia Rocha
Montador: Nico Matteis
Finalizador: Luana Borges
Cor: Acauan
Finalizadora: Plural
Produtora de Som: Satelite Áudio
Direção de Música: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin
Creative Producer: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty
Pós-Produção e Mixing: Carla Cornea, Ian Sierra, Vithor Moraes, Renan Marques, Arthur Dossa
Coordenador de Produção: Camila Guedes, Val Pacheco e Bruna Isidore, João Piccoli
Atendimento: Camilla Massari, Fernanda Portugal, Natália Zanzarini, Manuella Gavioli
Mídia: Brian Cotty, Rafalea Alves, Mariana Areia, Tatiana Lopes, Mariana Ribeiro
Aprovação Boehringer: Xavier Andivia, Bruno Gallerani, Lucas Iguchi
Confiança para enfrentar os desafios é a palavra-chave para os velejadores Tamara e Amyr Klink. Não poderia ser diferente: afinal, cruzar o Oceano Atlântico sozinha ou navegar em volta da Antártica é só para quem confia, se prepara e se planeja. É por isso que a Chevrolet convidou os velejadores, pai e filha, para apresentar ao público o Novo Chevrolet Equinox, que chega com visual atualizado e tecnologias avançadas.
1 de 3
A campanha, criada pela Commonwealth//WMcCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, destaca de maneira emocionante a relação de respeito e admiração entre Tamara e Amyr, além de destacar como confiança e planejamento são fundamentais na vida de todo velejador, dentro e fora da água. Com o mote “Confiança a Bordo”, o filme resgata como a experiência te leva à frente, e como o novo Equinox tem os atributos necessários para quem deseja buscar novos horizontes.
“Em nossa campanha exploramos a confiança que velejadores tão notáveis, como o Amyr e Tamara, possuem no planejamento e nos equipamentos para realizar seus feitos, e fazemos disso um paralelo com nosso produto, afinal, nenhum outro carro garante tanta confiança na direção como o novo Equinox, principalmente devido a sua dirigibilidade superior e tecnologias avançadas de segurança”, explica Federico Wassermann, Gerente de Marketing da GM América do Sul.
Apresentando as versões Premier e RS, a campanha traz como peças principais os comerciais de 60” e 30”, gravados em Paraty – cidade costeira do Rio de Janeiro que se tornou a casa de Amyr e inspirou os nomes de dois de seus barcos. Com estreia marcada para 12 de junho, os filmes terão veiculação nacional em TV aberta, além de desdobramento para mídia digital – com estratégia da Isobar, a Dentsu Company – e redes sociais da marca.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: Equinox
Nome da campanha: Equinox – Amyr e Tamara Klink
Time do Cliente: Hermann Mahnke, Federico Wassermann, Felipe Silva, Stefano Garcia
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
Direção de criação: Fernando Penteado e Eric Sulzer
Criação: Leonidas Razera, Felipe Racca, Francisco Oliveira e Felipe Lermen.
COO & CSO: Renata Bokel
Diretor de Planejamento: Eduardo Cabral
Planejamento: Luiz Angi, Pedro Hypolito, Giovanna Martinez
Diretora de conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Monikhe Menezes, Larissa Araújo, Wenderson França, Kimberly Dailher e Jennifer Marinho